Detran-RJ muda as regras para apreensão de habilitações

Nova regulamentação torna multas mais caras e a punição mais rígida para os reincidentes


O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) vai fechar o cerco aos motoristas e tornar mais claras as regras para retirar a carteira de habilitação de quem comete infração no trânsito. O condutor que for flagrado cometendo mais de uma infração que resulte na perda do documento em menos de 12 meses, vai pagar mais caro pela multa e terá uma punição mais rígida.

As novas regras começam a valer nesta terça-feira (6) e, através de uma tabela, é possível saber quanto tempo o condutor vai ficar sem a habilitação. Antes, esse cálculo era feito por uma comissão julgadora do órgão, a partir do momento em que o motorista atingisse 20 pontos em um ano. 

A nova lei aumenta o período que o motorista vai ficar sem a CNH, se ele já tiver no histórico do Detran uma punição que tenha resultado na suspensão da carteira anteriormente. No caso da infração ser a primeira desse tipo na carteira, o motorista terá o direito de dirigir suspenso por dois meses. Se for a segunda, a proibição será de três meses. Caso o motorista tenha três ou mais multas por esse motivo, serão quatro meses sem carteira. O valor da multa também saltou de R$191,54 para R$574,62.
Categorias: Trânsito

Fotos da notícia




Outras notícias